Tuesday 11 October 2011

I shop therefore I (forget who I) am.

Querida Zara,

Obrigada por tudo. Por trazeres ao meu armário todos os Miu Mius, Guccis e Balmains que nunca pude comprar, por satisfazeres os meus impulsos irracionais de consumo e por melhorares um bocadinho dias tristes e desanimados em troca de uma fracção do meu disposable income. Foste minha amiga quando precisei de um trapinho de poliéster feito no Vietname que, num certo contexto, me permitiu aparecer em festas a parecer uma musa de Dolce & Gabbana. Os teus designers são pesquisadores exímios. As tuas lojas são templos de inspiração irrepreensíveis (nota: se bem que o chão dos teus provadores poderiam ter um bocado menos cabelos e cotão).

Foram anos inesquecíveis que me atolharam o armário de tralha que usei meia dúzia de vezes e da qual me fartei porque, semana após semana, as tuas montras me acenaram com coisas ainda mais giras. E assim me fui viciando nas tuas pechinchas, que, parece que por magia, perdem todo e qualquer interesse depois de as usar três ou quatro vezes.

Tendo tido a felicidade e a clarividência deste terrível ciclo vicioso, decidi reabilitar-me. Não te vou visitar mais. E tu estás mesmo aqui ao lado de casa! Não te vou visitar a ti nem às tuas amiguinhas da família Inditex. O Amâncio já está podre de rico e já não precisa dos meus euros. 

Como tal, resolvi assumir um compromisso: vou passar a comprar menos e melhor. Por exemplo, em vez de te comprar 3 pares de botas a 70 euros cada, vou comprar estas Hunter, que - imagine-se - são giras e muito práticas e custam 200€:

 Vou fazer ainda outra coisa: olhar bem para o meu armário e vou tirar muito mais partido do que já tenho, especialmente das peças que não te comprei a ti e que estão escondidas por baixo dos teus farrapos.


Foi muito bom, e tal, mas não vai dar mais. Escusas de te esforçar e de esfregar na minha cara as tuas deliciosas imitações a preços baixos. Tu dás cabo de toda uma indústria e não passas de uma raposa ardilosa, que, ao prometer chiqueza por 29,99€, me leva centenas e centenas de euros a cada estação.

Have a nice life!

APPR



 

Nem a propósito, esta obra da genial Barbara Kruger (que eu adoro de paixão).

1 comment:

Maura said...

Adoro o teu blog, pena que não me lembro de vir cá mais vezes! Já me ri bastante com este post! Beijos