Pois hoje, ao ver a campanha do 'Perfect Match', fiquei com pena de a ideia não ter sido excelentemente executada. Agora que o meu trabalho é precisamente a comunicação, reconheço que o maior desafio é fazer bem feito. E, na comunicação e nas áreas criativas, não há desculpa para falhar. É preciso racionalizar a mensagem, testar as palavras, perceber o que funciona e o que não funciona e, principalmente, compreender melhor do que ninguém o produto.
Dito isto, talvez o melhor seja até dar um ou dois exemplos que, creio eu, não falham NUNCA. Por exemplo, o Net-A-Porter:
[Btw, isto está assim às postas porque tive que fazer vários printscreens, que o meu monitor é mini.] O Net-A-Porter envia novidades todas as semanas através de newsletters muito simples, mas muito bem desenhadas, com um ar super limpo, e - o mais importante - muitíssimo inspiradoras. Creio que é um pouco disto que falta à Zilian: afinar a apresentação. O produto é bom, só precisa de ser comunicado de uma forma mais edificante. E não faltam bons stylists por aí, senão a Fashion Clinic não faria as suas newsletters tão bem:
Podemos falar em segmentos diferentes, em alvos de mercado diferentes, e podemos dizer que não se compara o que é diferente, é claro. Mas parece-me que o problema aqui é que, nos 5 segundos em que se abre um e-mail destes e se fica a olhar para a imagem, não há aquele 'click' que nos faz sonhar, não se activa qualquer desejo. Pois com as newsletters da Net-A-Porter e da FC eu sonho. MUITO.
Aqui vê-se uma botas parecidas, rasas, cordões, um bocadinho masculinas, combinadas com uma carteira mais estruturada, com um aspecto mais 'técnico', como que a fingir que a preocupação aqui é mais funcional do que estética (mentira, claro, hello! :). Umas botas deste género, como as da Zillian, pedem que se brinque com peças mais andróginas, preppy, pouquíssimos acessórios, para que no fim a coisa resulte despretensiosa.
Passando ao par do canto inferior esquerdo, do sapato azul com a mala castanha com textura a imitar um padrão animal - TÁ MALE! MALE! Net-A-Porter, please show us how it's done!
Ora, aqui o sapato não é exactamente idêntico, como bem se vê, mas é o mesmo género. Em camurça, num tom de outono, com uma sola que sugere que é um sapato de todos os dias. Em vez de combinar com uma mala mais urbana como a da foto acima, a Zilian parece ter olhado só à complementaridade da cor (azul turquesa e castanho caramelo são, em teoria, cores muito combináveis), descurando o facto de serem de ondas completamente diferentes. A mala com alça curta não é tão prática como o sapato sugere, e as texturas não se relacionam minimamente, nem o contraste é suficientemente eficaz.
NEXT!
No canto superior direito: as sapatilhas com 'gola' dobrada e mala vermelha. Zilian, feel free to take notes:
No exemplo da Zilian, não há lógica na combinação das sapatilhas high-top em tons terra com a carteira vermelha, que, por si só, não é uma mala básica espectacular. De facto, o mais simples é o mais difícil de fazer.
Nos pares do canto inferior direito e do centro, não tenho muito para apontar, a não ser que lhes falta criatividade e arrojo, e que nem um nem outro me inspiram por aí além. Nem um nem outro fazem com que tente convencer-me a mim própria de que estou mesmo a precisar de uns sapatos assim ou de umas carteiras assim.
Agora, não digo que faria isto melhor que a Zilian, digo apenas que, enquanto cliente e fã, gostaria que a marca melhorasse e dignificasse mais a apresentação dos seus produtos, que são excelentes! E para demonstrar que esta minha crítica tem um cariz construtivo e que eu e a Zilian não estamos de relações cortadas: QUERO UM PAR DE CADA COR!
No comments:
Post a Comment